terça-feira, 27 de março de 2012

Os nossos competidores

A nossa Secção de Karate está a trabalhar no sentido de novamente entrar nas diversas competições de Karate realizadas pelo país, tanto ao nivel associativo como federativo, com o objetivo de melhorar as performances até agora obtidas e colocar novos competiodres nas provas. Para isso, vai reaizar-se no próximo mês de abril, um treino conjunto, com todos aqueles alunos da Secção de karate do CCDMAIA, interessados em competir.
Atempadamente será indicada a data para o referido treino, assim como o local.
Aqui fica uma foto elucidativa de elementos do CCDMAIA numa prova onde o nome do nosso clube esteve bem alto, parabéns, mas já lá vão três anos.

quinta-feira, 15 de março de 2012

ESTÁGIO REGIONAL CENTRO SUL

É já no dia 31 de março, sábado, que se vai realizar mais um Éstágio Regional da Mabuni Shito-Ryu Karate Do - Portugal. Desta feita, será em Cascais e por isso fica a informação para que mais uma vez a Secção de Karate do CCDMAIA esteja presente com um bom número de participantes.
Façam a vossa inscrição nos Dojos de Folgosa, Maia e Casa do Povo de Vermoim.

terça-feira, 13 de março de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO MESTRE CARLOS PEREIRA

A Secção de Karate do CCDMAIA, felicita o Mestre Carlos Pereira, Diretor Técnico Nacional da Mabuni Shito-Ryu Karate Do - Portugal pelo seu aniversário.


お誕生日おめでとうございます

マスター
カルロス·ペレイラ
 

segunda-feira, 12 de março de 2012

TREINO DE APERFEIÇOAMENTO DA TÉCNICA

Aproveitando a vinda cá à Maia do Diretor Técnico Nacional da Mabuni Shito-Ryu Karate Do - Portugal, Mestre Carlos Pereira, e a pedido do responsável pela Seção de Karate do CCDMAIA, Sensei António Cardoso, Diretor Técnico Regional pela zona Norte da MSK, realizou-se no passado sábado ao fim da tarde, um treino de graduados e convidados, no novo Dojo de Karate no Castelo da Maia. 
Para além do treino atrás referido, e como principal evento, realizou-se no domingo de manhã, como previsto, nas instalções do  Pavilhão Municipal do Castelo da Maia, entre as 10h00 e as 13h15, o Treino de Aperfeiçoamento da Técnica (TARUT).
Nesta ação de formação foi abordado o programa técnico de algumas graduações, em especial a graduação de cinto azul e castanho, 2º e 1º Kyu respetivamente, uma vez que a nossa Seção de Karate, tem previsto para esta época exames para alunos até 1º Kyu, cintos castanhos.
Neste treino, para além do programa técnico, e porque se encontravam presentes também cintos negros e castanhos, foram desenvolvidas técnicas e katas de maior dificuldade, precisamente para graduaçoes mais altas.
As técnicas "OMOTE BUNKAI - CHUDEN BUNKAI - OKUDEN BUNKAI e OYO BUNKAI", estão previstas no sistema da MSK e pretendem dar a conhecer, por niveis de graduação o poder do karate Shito-Ryu dos  grandes mestres de Karate Shto-Ryu,  e desenvolvidas e divugadas, através do Mestre Carlos Pereira.
Os alunos de graduações mais baixas puderam tirar algumas dúvidas sobre  sobre as Katas Pinan e os Yakusoku Kumite dos mesmos, ou seja as aplicações práticas e reais dessas formas (Pinans) contra um ou vários adversários.
Foi um fim de semana com muito Karate e óptimo para o aperfeiçoamento técnico de todos e por forma a unificar as diversas escolas de Karate da Mabuni Shito-Ryu Karate Do - Portugal, existentes no nosso país.
Um agradecimento especial à Câmara Municipal da Maia pela cedência do espaço referido e ao Mestre Carlos Pereira pela sua disponibiliddade e ensinamentos apresentados.


RESCALDO DA PARTICIPAÇÃO DO CCDMAIA NO DO III TORNEIO JUVENIL DA LPK

Como anteriormente informado, decorreu no passado sábado, dia 10 de março, uma prova de karate na categoria de Kata (formas), organizado pela Liga Portuguesa de Karate
No evento, que decorreu no periodo da manhã de sábado, no Pavilhão da Escola Básica nº 1 da Srª da Hora, e com a presença de cerca de 150 participantes, a Seção de Karate do CCDMAIA, esteve representado com 9 competidores com idades entre os 6 e os 13 anos.
Através do atleta Ricardo Rodrigues, no escalão de 12-13 anos, o CCDMAIA, obteve um honroso 3º lugar, com cheirinho a um 2º lugar uma vez, que  o atleta vencedor foi precisamente o atleta que eliminou o nosso competidor da final.
De realçar o bom desempenho por parte de todos os  nossos competidores que, apesar da maioria ser a primeira vez que participou neste tipo de prova, demonstraram uma grande força de vontade em representar o nosso clube.
Parabéns a todos os participantes onde se inclui o treinador Joel Santos responsável pelos nossos atletas na prova, uma vez que Antóno Cardoso, responsável pela Seção de karate do CCDMAIA, esteve na prova, a convite da organização, como Técnico de Arbitragem.
Brevemente serão publicadas algumas fotos da nossa participação neste torneio.

sexta-feira, 9 de março de 2012

LOCAL DO TARUT - Treino de Aperfeiçoamento e Reforço da Unificação Técnica

Como informado anteriormente, realiza-se no próximo Domingo, dia 11 de Março, um Treino de Aperfeiçoamento e Reforço da Unificação Técnica, ministrado pelo Mestre Carlos Pereira, conforme programado no calendário da MSK.
O local deste treino será no PAVILHÃO MUNICIPAL DO CASTELO DA MAIA, sito na Via Diagonal, no Castelo da Maia, próximo à EN 14.
Este treino é só para graduados, no enttanto foram abertas exceções para graduações a partir de cinto verde.
Coordenadas GPS
41.263770 , -8.614220
N 41° 15' 49.57" , W 8° 36' 51.19"

quarta-feira, 7 de março de 2012

AS SITUAÇÕES DE COMBATE NO KARATE

Para alguns, possivelmente os mais leigos na matéria, o Karate resume-se às técnicas de socos e pontapés. No entanto isso não é verdade e no Karate, apesar de existirem técnicas de socos e pontapés, designadamente os atemi waza, fundamentais para a aprendizagem, não são as únicas técnicas. Pode-se dizer que os fundamentos técnicos do Karate dividem-se em cinco grupos conforme esquema abaixo e designado por "Roda das Situações de Combate sem armas".
Esta "Roda" demonstra todo o potencial existente no Karate, através de outras técnicas que, estudadas, analizadas e praticadas muitas vezes, fazem a diferença entre esta arte marcial e outras conhecidas de todos nós. É a partir deste sistema de treino que, os grandes competidores de "Kumité", desenvolvem todo o seu potencial aliado é certo, ao treino fisico e mental.
Veja-se por exemplo os recentes campeões internacionais de Karate, a sua técnica e mais valia encontra-se precisamente nas projeções dinámicas e nos atemis de extrema velocidade.
Todas estas situações de combate são práticas de extrema importância para o Karate e também para a defesa pessoal.
O Karate praticado nas idades mais jovens, será mais rico se a abordagem deste tema for também alvo de iniciação, provocando no aluno uma maior vontade de praticar Karate, e instruindo-o para uma fase mais avançada de prática desta arte marcial.
Parte deste tema foi retirado do "Manual do Treinador de Karate Nivel 1 2007"- Abel Figueiredo, 2000.