A história e evolução do Karate
O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas das artes marciais são pouco definidas, escondidas frequentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo. No entanto, é para a China, no século VI depois de Cristo, que um monge indiano, Bodhidharma, traz os seus primeiros movimentos deste tipo de disciplina. Diziam que ele parecia possuir estranhos poderes. Ensinou-os a controlar a respiração e a adquirir uma certa agilidade.
Bodhidharma teria depois ensinado num mosteiro chamado Shaolin, fundado por Henan, no norte da China. Esse templo viria a ser o centro de mais de 400 variedades de boxe chinês, executados na época com movimentos muito lentos. Se Bodhidharma é hoje uma personagem lendária, a verdade é que a escola de Shaolin desempenhou um papel determinante no conhecimento das artes de luta com "mãos vazias ( Kung-Fu) Mantendo-se a tradição do segredo entre os mestres chineses e não havendo documentos escritos, é difícil saber como se transmitiu a tradição á ilha de Okinawa, no Japão. Pensa-se, no entanto, que alguns mestres chineses e japoneses tenham estabelecido laços entre si.O mestre Gichin Funakoshi foi um dos japoneses que, tal como os especialistas de hoje, nutria uma grande admiração e o maior respeito pelos mestres chineses. Em Okinawa, a luta de "mãos vazias", em certa altura, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha, e por isso, proibiam que os seus subordinados utilizassem armas. Este acto de proibição das armas fez com que muito do povo começasse a praticar formas de combate desarmado em segredo. A esta técnica em que Funakoshi foi o principal pioneiro, chamava-se então "Okinawa-té", um misto de autodefesa que tinha como característica principal as técnicas de mãos e de pés.
Datas históricas
Em 1917 o Karaté sai de Okinawa e penetra na ilha principal (Hondo) do Japão com uma demonstração no Butoku-den em Kyoto. No entanto, é a partir de uma demonstração desta arte marcial, no ano de 1921, no Kodokan de Jigoro Kano (Tóquio) que, sobre influência inicial de G. Funakoshi (1868-1957) se começa a expandir o Karaté na ilha principal do Japão. Em 1924 forma-se o primeiro clube universitário na Universidade de Keio.
A massificação característica desta primeira expansão pelo "continente" nipónico culmina com o reconhecimento oficial do Karaté como uma das artes marciais Japonesas e fundação do Ramo de Okinawa no Dai Nippon Butokukai em 1933.
Em 1936 o termo Karaté-do passa a ser oficialmente utilizado para designar a arte marcial nacional de Okinawa.
Em 1936 o termo Karaté-do passa a ser oficialmente utilizado para designar a arte marcial nacional de Okinawa.
(Investigação realizada por António Cardoso e Vitor Vidal, ISMAI, 2008)
Saudações, Sensei!
ResponderEliminarParabéns pelo Blog! O Karate, o nosso Dojo e em especial, o Sensei e a MSK, mereciam há muito um espaço assim!
Jefferson
O blog é de todos os que realmente gostam de karate Shito Ryu e do karate em geral.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário é sempre bem vindo e aguardo por artigo seus que tenham interesse para o blog. Abraço.
AC
adorei !! este site me ajudo muito a fazer meu trabalho e a conhecer o karate parabens aos criadores deste site muito bom
ResponderEliminar