domingo, 20 de maio de 2012

KARATE NOS JOGOS OLIMPICOS

Já é praticamente credivel que o Karate como desporto, vá fazer parte dos Jogos Olimpicos de 2020.
A Secção de karate do CCDMAIA, também aderiu a este movimento "Vamos apoiar a candidatura do Karate aos Jogos Olimpicos".

Certificado passado pela WKF

RESULTADOS DA PARTICIPAÇÃO DOS NOSSOS COMPETIDORES NO CAMPEONATO DA AKP

Como anteriormente informado, realizou-se no passado sábado, dia 9 de Maio de 2012, o Campeonato Regional da Associação de Karate do Porto, AKP que, este ano teve a sua realização no Pavilhão da Escola EB 2,3 da Madalena, V. N. de Gaia, com a presença de mais de 150 participantes.

terça-feira, 15 de maio de 2012

TREINO DE COMPETIÇÃO

Na próxima 5ª feira, dia 17 de Maio, realiza-se mais um treino de competição com a finalidade de "limar arestas" na categoria de Kata e Kumité.
O treino vai ser ministrado pelo Sensei António Cardoso e decorrerá das 19h00 às 20h30 no Dojo do Castelo da Maia.
Para este último treino antes da competição do próximo sábado da AKP, encontram-se convocados os seguintes competidores:
JOEL SANTOS - Kata+Kumité
DIOGO SANTOS - Kata + Kumité
RICARDO RODRIGUES - Kata
JOÃO MAGANINHO - Kata
BEATRIZ LOURENÇO - Kata
JOANA MACHADO - Kata
GONÇALO GONÇALVES - Kata
FRANCISCO CALDAS - kata
NUNO REIS - Kata
JESSICA CORREIA - Kata
PEDRO CRUZ - Kata

terça-feira, 8 de maio de 2012

PARTICIPAÇÃO DO CCDMAIA NO CAMPEONATO REGIONAL DA AKP


Junta-se um quadro com os atletas selecionados para participar no Campeonato Regional da Associação de karate do Porto - AKP


A prova vai ter lugar no Sábado dia 19 de Maio no Pavilhão da escola EB 2,3 da Madalena em V. N. da Gaia.
Apesar de alguns dos competidores serem ainda muito jovens em idade e na prática do karate, certamente irão dar o seu máximo e assim dignificar as cores do CCDMAIA.
Boa sorte para todos os participantes.

domingo, 6 de maio de 2012


No passado sábado, dia 5 de maio, e como previsto, realizou-se no Pavilhão Municipal do Castelo da Maia, o "Estágio Regional Norte" da Mabuni Shito-Ryu Karate Do Portugal. O Diretor Técnico da MSK, Mestre Carlos Pereira, ministrou o estágio para quarenta participantes na maioria jovens e oriundos dos "DOJOS" (escolas), da zona norte, com referência para a Secção de Karate do CCDMAIA.
Sendo um estágio que pretendia juntar e reforçar conhecimentos e acima de tudo consagrar o método de Karate Shito-Ryu, cremos que foi bem sucedido e interiorizado por todos os participantes, embora de formas diferentes.
De notar o elevado número de jovens presentes, fruto do bom trabalho que a MSK está a fazer neste setor, e a grande vontade dos seus instrutores, em transmitir os seus ensinamentos a todos quantos queiram praticar karate de uma forma saudável e referencial para as suas vidas futuras.
Desde o Khion mais básico até às Katas mais complexas, houve de tudo um pouco e todos os presentes adquiriram outros conhecimentos e ainda mais vontade em praticar Karate.
No final do estágio foram feitos exames de graduação a seis alunos da MSK norte e apesar do grande nervosismo e de uma forma geral correram bem. Os resultados desses exames serão divulgados esta semana.
O estágio contou também com a presença de outros instrutores da MSK, e para além do responsável técnico pela zona norte e responsável do CCDMAIA, Sensei António Cardoso, contou também com a presença de Sensei Sérgio Santos responsável pela zona do Algarve, Sensei Jorge Lee e Sensei Joel Santos do CCDMAIA.
A organização deste estágio, nomeadamente a Secção do CCDMAIA, quer agradecer a todos quantos contribuiram para o sucesso deste evento. Referência especial para os pais, familiares e amigos dos participantes que, com a sua presença nas bancadas, contribuiram também para o sucesso deste estágio de karate.
Brevemente irão ser publicadas fotos deste evento.

terça-feira, 1 de maio de 2012


“Respeito acima de tudo”

、礼儀を重んずるこ

Um dos lemas do Karate-Do é precisamente “ O RESPEITO”, é sobre esse lema que o artigo seguinte fala, retirado do Dojo Kun ou princípios do Karate.
Apesar dos Códigos legais imporem penas aos que desrespeitam seus semelhantes, eles não têm possibilidade de alcançar o interior das pessoas e influenciá-las, isto é tarefa dos educadores. O Karate como atividade educativa, tem como princípio levar o indivíduo a perceber a si mesmo e o seu semelhante, não só isso mas, também, ter consciência do valor do Respeito, não só ao semelhante, mas também a si mesmo. O Respeito pelo outro não significa uma anulação do próprio ego e o respeito por si não quer dizer a anulação do outro.

Uma pessoa pode desrespeitar-se a si mesma, adotando comportamentos agressivos para com seu próprio corpo, ou para com seu espírito. É sempre adequado indagar qual a finalidade das decisões que tomamos em relação ao nosso bem estar e ao nosso desfrutar sadio da vida. Podemos evitar maus alimentos, más conversas, maus ambientes, más leituras e maus hábitos. Assim, estaremos a conservar o respeito por nós mesmos. Por outro lado, uma pessoa pode também respeitar o seu próximo, não porque os Códigos Legais são punidores, mas porque o ser humano tem um valor como pessoa e porque a “boa vontade” é uma virtude do espírito que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. O Karate é uma maneira de se chegar a ela e ao respeito. Desse ponto de vista, o Karate apresenta uma grande utilidade para o desenvolvimento humano e a paz social e política, não só entre os cidadãos de um mesmo país, mas entre todos os homens e todos os países.

O Karate começa e termina com cortesia. O respeito deve ser uma atitude contínua do praticante do Karate. Da saudação no inicio e no final de uma aula ou combate, até às regras de etiqueta e convivência social. As boas maneiras são o melhor exemplo para todos, nenhuma palavra vale mais do que atitudes. O karateca deve manter o mesmo padrão de comportamento dentro e fora do Dojo.